20 maio 2010

Conselhos para Antes e durante as Férias

Tal como tenho vindo a dizer, existem inumeras soluções para os animais nas férias, desde levá-los connosco a deixá-los aos cuidado de alguém.
No entanto há que ter certas coisas em atenção dependendo da solução escolhida.

Para quem não dispensa a companhia do animal de estimação:

Escolha antecipadamente o estabelecimento pretendido (hotel, parque de campismo, pousada, etc) e confirme se aceitam animais de estimação, as condições e que tipo/tamanho dos animais que aceitam.

Uns dias antes da viagem, visite o veterinário para um check-up, a fim de avaliar a saúde geral do animal. Informe-se das clinicas veterenárias existentes na zona para onde se desloca, para que, em caso de necessidade, não seja apanhado desprevenido.

Leve sempre consigo o boletim de vacinas do animal.

No transporte do animal também há que ter em consideração alguns aspectos:

De carro: deixe o seu animal em jejum na noite precedente, faça pausas para o deixar fazer as necessidades, beber água e descansar da viagem. Se o seu animal for de grande porte transporte-o na parte traseira do veículo com uma rede separadora. Se é hábito enjoar, dirija-se ao Médico Veterinário para ser aconselhado adequadamente;

De comboio: os animais com trela devem adquirir um bilhete com 50% de desconto. Pense sempre no açaime para os animais de grande porte. Os cães mais pequenos e os gatos podem viajar numa caixa de transporte adaptada e pagam apenas um valor forfetário.
De avião: certifique-se que a companhia aérea escolhida autoriza o transporte do seu animal de companhia.

A ter em atenção durante a estadia:

Não se esqueça que o facto de se aceitarem animais não quer dizer que se aceitem todos os seus comportamentos e que será considerado responsável pelos danos que o seu animal de estimação possa causar, bem como queixas de outros hóspedes, como tal:

- Assegure que o seu animal não perturba os outros hóspedes.

- Há espaços que lhe são destinados e apenas nesses ele deve circular.
- O animal deve andar sempre com trela e, em caso de cães grandes ou muito efusivos, um açaime não é de descurar, para não assustar crianças ou outros inquilinos. O que é válido mesmo nos parques de campismo.
- Se possível e caso necessário, coloque-o a dormir consigo, a fim de que o animal não mie ou ladre a noite toda.
- Limpe tudo o que o animal sujar, pois essa é uma responsabilidade sua dentro ou fora de casa.
- Nunca deixe comida que sobrou na taça e que pode exalar maus odores com o calor. Além de que, no campo, isso será um imã para moscas, formigas e mesmo outros cães. Evite chatices.
 - Será considerado responsável pelos danos que o seu animal de estimação possa causar, bem como de queixas de outros hóspedes, pelo que deverá informar-se das condições e da sua adequação ao animal


Hoteis para Animais


Se optar por deixar o seu animal de estimação num Hotel para Animais, pode verificar que existem inumeros espalhados pelo País.


Na escolha do Hotel e se por acaso for um gato que esteja a pensar em lá deixar, terá de ter em atenção se estes são aceites, pois nem todos os Hoteis para Animais têm condições ou estão preparados para gatos.

Antes de deixar o seu animal:


Visite as instalações do Hotel previamente e verifique as condições de bem-estar que proporcionam ao seu animal.

Os espaços deverão estar limpos e bem iluminados;
No preço deverá estar incluída a alimentação, salvo as excepções em que é necessária uma dieta especial;
Deixe-lhes a alcofa, brinquedos preferidos e algo com o seu cheiro;
Deverá haver assistência veterinária;
Faça a marcação com antecedência.
E não se esqueça que os animais devem ter as vacinas em dia e estar desparasitados.


Serviços de Petsitting
Se o seu gato ou cão não gostar de estar longe do seu habitat de todo o ano, uma das possibilidades é optar pelo petsitting. Existem já serviços deste género disponíveis por todo o país, que vão a sua casa, passear o seu cão, tratar do seu gatos e fazer-lhes companhia.

Existem também voluntários que o poderão ajudar neste período estival. De norte a sul do País existem pessoas dispostas a tomar conta do seu cão, ou em regime de permuta, ou apenas por compreenderem quão difícil é, por vezes, conciliar férias ou qualquer outra viagem, com animais de estimação.


E NUNCA SE ESQUEÇA:

O abandono de um animal é considerado um atentado ao animal e coloca em risco a vida das pessoas que circulam nas estradas.

O Decreto-Lei nº 276/2001 de 17/10 no artigo 68 define coimas de €3740,984 para quem abandona um animal podendo ir até €44 891,81.
Se presenciar alguém a abandonar um animal, na estrada, anote a matrícula do automóvel e participe de imediato às autoridades, se não for possível, apresente queixa à LIGA PORTUGUESA DOS DIREITOS DO ANIMAL com duas testemunhas.
Se o abandono se verificar numa auto-estrada ligue de imediato para a BRISA ou o concessionário da via para que actuem de imediato.




Fontes:
LPDA - http://www.lpda.pt/site_ferias/index.htm
Villanao - http://www.villanao.pt/viagens-com-animais.html
CMOdivelas - http://www.cm-odivelas.pt/CamaraMunicipal/ServicosEquipamentos/Ambiente/guia_ferias.htm
Instinto - http://www.instinto.pt/site/artigo.php?AGtTZAtela9Xr1tela9Xr1=ADZTNVRl

Sem comentários:

Enviar um comentário